FAQ – Entenda como funciona a tiragem de produtos gráficos.

Entenda como funciona a tiragem de produtos gráficos

O que é Tiragem?

Tiragem é a quantidade de itens de um produto impresso (material gráfico), comumente utilizada para calcular quantas artes gráficas cabem em uma determinada área do material que receberá a impressão gráfica.

Desta forma, temos este exemplo:

Impressão gráfica de cartão de visita, pegamos o tamanho da arte gráfica, levando em conta o produto finalizado (impressão gráfica, acabamento e refile), então calculamos quantos cartões de visita cabem dentro da área de uma folha de papel (couchê, sulfite, pvc, etc) no tamanho A0 (841 x 1189 mm) . Este cálculo irá incluir também as margens de impressão gráfica que cada máquina disponibiliza e as margens de segurança para cada arte gráfica.

Com as informações de nosso exemplo acima, iremos ter a quantidade na área de impressão por folha, agora para saber a tiragem mínima e seus múltiplos de impressão, iremos calcular os custos operacionais (hora máquina e hora homem e insumos), assim saberemos de quantos e quantos ciclos de impressão, poderemos fazer a pausa para troca de artes gráficas, para atender a demanda de nosso clientes.

Para que será utilizada a Tiragem?

Todos os dados em mãos, agora conseguimos calcular o valor de venda e as tiragens ou quantidades mínimas de materiais serão disponibilizadas para venda ao nosso cliente, um cálculo que busca o equilíbrio do melhor custo benefício tanto para nossa empresa quanto para nossos clientes.

Cada material, acabamento e quantidade de cores (superficialmente falando), são variáveis que permitem a tiragem mínima e seus múltiplos de impressão variados.

Por este motivo, não é possível se ter (na maioria dos produtos), a personalização individual de cada impresso.

Exemplo:

Se um cartão de visita tem a quantidade mínima de 100 unidades, não é possível se dividir a arte com 50 unidades com nome de uma pessoa e 50 com nome de outra, já que o ciclo de impressão está programado para rodar 100 unidades de uma vez.

No exemplo acima, se o cliente deseja ter 50 (ou menos) unidades para cada nome, ele deve contratar (quando disponível) o serviço que possua esta tiragem e assim fazer seus múltiplos (50 x 2 = 100) o que irá gerar um investimento maior no preço final conforme aumenta-se os custos operacionais do serviço.

Acompanhe a jornada da Fábrica de Cartões com seus serviços de impressão gráfica, visitando nosso site regularmente e também através de nossas redes sociais, onde manteremos sempre com novidades. Vejas outras informações de nosso FAQ clicando aqui.

Acesse, acompanhe, visite, compartilhe, inscreva-se em:

TWITTER: https://twitter.com/FabricaDCartoes

FACEBOOK: https://www.facebook.com/fabricadecartoesoficial

BLOG: https://blog.fabricadecartoes.com.br


nossa_fabrica:

View Comments (1)